sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como sair do buraco, em 10 lições




            Afundo-me lentamente num buraco. É essa a sensação que tenho: preso a mim próprio, longe de tudo, com vontade de me afastar do que sou. Nada me interessa. O horizonte parece-me longínquo. Lá fora o sol pode brilhar para os outros, mas cá dentro o escuro impera, prende-me os movimentos e a alma. Não importa os motivos que me prenderam aqui, no meu buraco pessoal. É meu. Cuscos! Se quiserem ter o vosso buraco pessoal, esqueçam os vossos sonhos, anulem os vossos objectivos de vida, as casas, os carros e o dinheiro. Deitem fora os contactos dos amigos e regulem a vossa auto-estima para o nível mínimo. Ou melhor, desliguem-na. Tornem-se espectadores, inconfortavelmente sentados, das alegrias alheias, enquanto escavam lentamente o vosso próprio buraco pessoal. Aquele em que se enterraram em vida, sem terem direito a flores, aquele em que se isolaram do mundo exterior, sem repararem que o mundo exterior é, na realidade vocês, convencidos que são os restos da sociedade.
            Querem saber como sair do buraco em 10 lições? 

            Cá vai:

Lição número 1: não existe buraco. Também não existem pessoas que sejam 100% felizes. Quando muito podem esforçar-se muito para o parecer. Todos têm os seus problemas, até o homem mais rico do mundo os tem. Aprende a viver com esses mesmos problemas, mas nunca pares de sonhar. Procura o teu lugar no mundo. Aprende uma coisa diferente todos os dias, até encontrares aquilo que te faz feliz e dedica-lhe todas as tuas forças, sempre com a noção de que vão existir sempre problemas. Rodeia-te de bons amigos, que te compreendem e te aliviam a carga. Liberta-te de tudo o que está a mais na tua vida. Ama. Ama com fartura. O coração é mais inteligente que o cérebro, e sabe bem o caminho que pretendes. Escuta-o e procura quem o queira escutar. Não encontrarás a felicidade no teu buraco pessoal, mas pode ser que a encontres dentro do buraco pessoal de outras pessoas que tenham, também elas, reduzido dramaticamente o seu nível da auto-estima. Ajuda-as a ser feliz. Porque a auto-estima tem esta coisa curiosa: alimenta-se da auto-estima das pessoas que te rodeiam, e cresce quando as fazes felizes.

Lição Número 2: não existem mais lições. Ninguém te vai ensinar a ser feliz, muito menos um texto parvo como este. É um caminho que tens de percorrer a solo, sempre com o ouvido no coração (recomendo um estetoscópio, um curso avançado de Yoga ou alguém com bom ouvido que te queira acompanhar – dá sempre prioridade a esta última opção). Sempre que precisares de mais textos parvos para te aliviar o percurso, eu estarei aqui, sentado inconfortavelmente no meu buraco pessoal.