sábado, 7 de janeiro de 2012

Dois pensamentos

Isto não é um conto, é mais um pensamento. Aliás, dois. Somos seres vivos, feitos de matéria. Simples. Átomos que se juntaram em moléculas, que formaram células, que se juntaram em tecidos, que formam orgãos capazes de suportar a vida. Parece-nos simples. A maior parte de nós atravessa a sua existência sem se deter para pensar nisto. Vivem sem ter a consciência de que estão vivos, e no privilégio que isso representa - sem ter consciência de que todas as nossas células conspiram para um único fim, o de nos manter vivos.
O segundo pensamento ainda é mais complexo. Dizem os peritos que toda a matéria teve origem num único momento, ao qual deram o nome de Big Bang, com a mania que os peritos têm de dar nomes a tudo o que se mexe e fica parado. Todos nós somos feitos da mesma matéria das estrelas, que é usada e reciclada através dos tempos, assumindo diversas formas.
É um pensamento estranho. Partes de mim já fizeram parte de outros seres. Os átomos que compõem o meu corpo habitaram outras formas de vida, que por sua vez já tinham feito parte de outros corpos. Eu sou composto por outras vidas. Centenas de milhares de outras vidas. Que por sua vez também partilharam a sua matéria com outras centenas de milhares de vidas, numa trama que existe desde o início da vida.
Somos feitos do pó das estrelas, partilhamos todos da mesma matéria e tudo conspira para que permaneçamos vivos.
E mesmo assim ainda não aprendemos a respeitar-nos uns aos outros....